terça-feira, 7 de setembro de 2010

Kaza Vazia X: algumas definições...

ocupação. [ do Latim occupatione] S. f. 1. Ato de ocupar, ou de se apoderar de algo; posse. 2. Ato de ocupar-se de trabalhar em algo. 3. Atividade serviço ou trabalho manual ou intelectual realizado por um período de tempo mais ou menos longo. 4. Ocupação (1), ofício ou função remunerada; trabalho , serviço. 5. Ofício 6. Jur. Ato de apoderar-se alguém, legalmente, de coisa móvel (ou semovente) sem dono, ou porque ainda não foi apropriada, ou por haver sido abandonada.

Ocupar. [do latim Occupare] V. t. d. 1. Estar ou ficar na posse de; exercer. 2. Invadir, conquistar. 3.Tomar ou encher (algum lugar no espaço); cobrir todo o espaço de. 4.Consumir o tempo ou a duração de; tomar; levar. 5. Ter ou possuir por direito, convenção. 6. Fazer uso de; empregar;aproveitar. 7. Dar trabalho ou ocupação a. 8.Ser objeto de; fixar atrair. 9. Pop. Ficar grávida (a mulher). 10. Aplicar a atenção ou os cuidados em alguma coisa; dedicar-se a; cuidar.

Fonte: Dicionário Aurélio.

comunidade. [do latim communitate] S. f. 1. Qualidade ou estado do que é comum; comunhão 2. Concordância, conformidade, identidade. 3. Posse, obrigação ou direito em comum. 4. O corpo social; a sociedade. 5. Qualquer grupo social cujos membros habitam uma região determinada, tem um mesmo governo e estão irmanadas por uma mesma herança cultural e histórica. 6. Conjunto populacional considerado como um todo, em virtude de aspectos geográficos, econômicos e/ou culturais comuns. 7. Grupo de pessoas considerado, dentro de uma formação social complexa, em suas características específicas e individualizantes. 8. Grupo de pessoas que comungam da mesma crença ou ideal. 9. Grupo de pessoas que vivem submetidas a uma mesma regra. 10. Local pó elas habitado. 11. Biol. Ger. Conjunto de populações animais e vegetais em uma mesma área, formando um todo integrado e uniforme. 12. Sociol. Agrupamento que se caracteriza por forte coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos.

Fonte: Dicionário Aurélio.

Dandara: Dandara foi uma das lideranças femininas negras que lutaram, junto com Zumbi dos Palmares, contra o sistema escravocrata do século XVII. Não há registro do local de seu nascimento, tampouco de sua ascendência africana. Relatos nos levam a crer que nasceu no Brasil e estabeleceu-se no Quilombo dos Palmares ainda menina. Quando os primeiros negros se rebelaram contra a escravidão no Brasil e formaram o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, Dandara estava junto com Ganga-Zumba. Participou de todos os ataques e defesas da resistência palmarina. Sempre perseguindo o ideal de liberdade, Dandara não tinha limites quando estavam em jogo a segurança de Palmares e a eliminação do inimigo. Suicidou-se depois de presa, em seis de fevereiro de 1964 para não voltar a condição de escrava.

Fonte: Enciclopédia Barsa.



Hernani Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário